Estamos um pouco mais familiarizados com a psicoterapia individual de adultos, em que falamos sobre nossas questões com a psicóloga e, a partir disso, são identificados padrões de comportamentos e crenças disfuncionais, as causas dos nossos sintomas emocionais e, com isso, aprendemos a lidar melhor com nossas angústias. Resumindo: é através da linguagem falada que lidamos com nossos conflitos quando adultos.
O atendimento psicológico para crianças funciona de forma um pouco diferente, mas também a partir da linguagem. A criança se desenvolve, aprende e se expressa através do brincar. E o brincar acontece a partir de outra parte da linguagem: a linguagem simbólica (aquela que usamos para representar uma coisa a partir de outra. A mais famosa delas é a escrita, que representa a comunicação através das letras). A criança exercita o simbolismo a partir de brincadeiras de faz de conta, em que ela representa o mundo dela na brincadeira que ela cria, ou até mesmo os desenhos, em que a criança projeta na folha em branco o seu mundo interno.
E é a partir do mundo simbólico da criança que ocorre a psicoterapia infantil. São usadas técnicas de brincadeiras, desenhos e eventuais testes projetivos para acessar o mundo interno da criança e compreender os conflitos infantis. Além disso, a partir da avaliação clínica, são identificadas características típicas ou atípicas do desenvolvimento da criança (uma avaliação para identificar se o desenvolvimento da criança ocorre dentro do esperado).
Como eu sei que meu filho precisa de atendimento psicológico?
Devemos ficar atentos e buscar acompanhamento psicológico quando observamos que as crianças estão apresentando comportamentos diferentes do usual ou atípicos, como por exemplo:
E como ocorre o tratamento em si?
Vou te explicar como são feitos os atendimentos psicológicos com crianças aqui no meu consultório. O primeiro atendimento eu marco com a mãe e/ou o pai da criança, para conversarmos sobre o motivo da busca pelo atendimento e quando começaram a observar as mudanças nos comportamentos da criança, sobre como foi e está sendo o desenvolvimento dela, como é o contexto, a organização e a dinâmica da família, entre outras informações que vão me ajudar a compreender melhor a demanda da criança.
A partir do segundo atendimento, os atendimentos são realizados diretamente com a criança. Cada atendimento dura 50 minutos e não costuma ter atrasos nos horários (então as famílias podem se organizar tranquilamente quanto ao tempo do atendimento e horários da rotina). A cada 4 atendimentos, em média, faço uma consulta com a mãe e/ou o pai da criança para dar um retorno sobre como têm sido os atendimentos e a minha avaliação sobre a demanda da criança, evoluções entre atendimentos e orientações aos pais sobre como lidar com determinados comportamentos e sugestões de mudanças para contribuir para a melhora da criança.
Não é definido um número específico de sessões, mas na primeira consulta de devolução aos pais é oferecido um retorno quanto à avaliação inicial do comportamento da criança, sugestões de mudanças e orientações e a partir daí trabalhamos na intervenção conjunta (em consultório e em casa pelos pais) para melhorarem os sintomas da criança.
Gostaria de saber mais sobre os atendimentos e sobre os valores da Psicoterapia Infantil? Clica no botão abaixo e vamos conversar:
O primeiro passo para ter mais qualidade de vida é identificar os padrões que estão por trás da dificuldade de mudar nossos hábitos.
Autoconhecimento nos torna conscientes das causas dos nossos conflitos e nos dá ferramentas para lidar com eles.
ENDEREÇO
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